segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

por uma vida mais simples!

Quanto mais você ganha, mais você trabalha, mais você gasta, mais você quer! E assim vivemos, em um ciclo vicioso, não tem jeito!

2014 chegou e com ele o desejo por uma vida mais simples.

Hoje eu trabalho só meio período das 8h ao meio dia, com isso meu salário também diminuio. O jeito é ajustar as coisas da melhor maneira possível. Afinal essa foi a minha escolha :)

Esse ano umas das mudanças foi a escolha da escola, Lavinia vai para uma escola pública. Eu moro em Bauru, mais trabalho em Agudos (20min de carro), consegui uma vaga de meio período em uma escolinha ótima por lá, como a cidade é pequena e todo mundo conhece todo mundo, fica mais tranquilo....você sempre conhece uma professora, uma das funcionárias da escola, a confiança aumenta e eu fico mais tranquila sendo assim.

Faço parte de vários grupos pelo facebook, faço várias trocas por lá, brinquedos, roupinhas, sapatos. Quantas vezes compramos uma roupinha e a criança usa 1x, quando isso acontece vendemos lá no grupo também. A maioria das roupinhas eu doo e a Lavinia sempre ganha roupinhas usadas, essa troca eu adoro e acho super bacana.

Eu e o marido deixamos a vontade de entrar em uma academia de lado, afinal seria um gasto a mais, agora no final da tarde andamos de bicicleta, o melhor de tudo é que a Lavinia vai junto na cadeirinha, não teria jeito melhor de se exercitar ;)

São pequenas mudanças, aos poucos estamos melhorando mais!

Aqui vão algumas dicas que estão dando certo aqui em casa:

1. Reduzir as idas a restaurantes, reunindo amigos e família em casa para um almoço, um jantar de final de semana. Mais barato, saudável e divertido.

2. Em vez de comprar usando cartões, use mais dinheiro vivo. Quando usamos dinheiro, sentimos mais a dor no bolso e isso nos ajuda a economizar mais.

3. Compre menos!

4. Doe o que não usa mais.

5. Prefira ir quinzenal ou semanalmente ao supermercado. Comprando apenas aquilo que vamos consumir, evitamos que frutas, legumes, verduras e carnes estraguem.

6. Troque academia por exercícios ao ar livre. Caminhada, andar de bicicleta, corrida.

7. Compre usado. Se você realmente estiver precisando de algo, veja quanto não consegue economizar comprando usado. Pegue algumas dicas na internet e vai fundo no estilo DIY (faça você mesmo). No facebook participe de grupos de compra coletiva.

8. Recebeu um dinheiro que não esperava? Guarde!

9. Tenha um porquinho. Dois. Três. kkkkkk :)

10.  Aprenda a dizer não. Você não tem que comprar agora, saiba dizer não para si mesmo e para alguns convites dos outros quando você sabe que precisa economizar.

11. Evite os pequenos gastos. Afinal, eles são tão valiosos!
É fácil registrar grandes despesas, mas difícil se dar conta dos inúmeros pequenos gastos que fazemos todos os dias.

12.  Mantenha um registro de suas despesas. No  final, você vai perceber como gasta com bobeiras.

13.  Como juntar dinheiro ganhando pouco? Todo mundo pode economizar alguma coisa independentemente dos seus rendimentos. Começando a economizar aos poucos vai ajudar o hábito de poupar. Mesmo que poupe pouco como 5 reais por mês, você vai aprender que não precisa de tanto dinheiro como pensa.

--

Quando damos conta de que não precisamos de muito, as coisas fluem melhor   :D




11 comentários:

  1. Raaaaaaaa...........vi muita coincidencia nesse post.......tirando a parte da Bebe (ainda não temos filho) e o lance da academia (eu faço por recomendação médica mais o Felipe não) adorei o Blog Re....comecei o ano com os mesmos pensamentos.....faz um tempinho que ja começamos a diminuir e quase parar de sair...realmente os encontros em casa são mais aconchegantes e baratos, temos uma meta este ano de adquirir uma casa própria...são tantos obstáculos, mas tenho muita Fé que vamos conseguir.........continue com suas postagens, vou te acompanhar......super bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga ... tb estamos no mesmo caminho por aki ... ainda mais que precisamos tb economizar então estamos cortando gastos ... exceto a viagem pra recife que ja estava marcada .. o resto do ano vai ser para colocar as contas em dia ... sua lavinia tá cada dia mais linda amiga .. bjs pra vcs ..

    Roberta Aquino
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/pages/Di%C3%A1rio-de-uma-Princesa/466678853384309?fref=ts

    ResponderExcluir
  3. Reee... adorei seu blog!! Sua filha e linda demais :)
    Saudades de voce Bonita!!!
    Um beijo enorme daqui do deserto das arabias... hahaha..

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o post Renata!

    Eu quero "uma vida mais simples" assim que terminar a faculdade! Agora não dá, mas pensando no segundo baby quero menos correria sabe? Quero ter tempo saudável livre. Tudo é questão de escolha não é mesmo?

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Re, por aqui começamos o ano na mesma, reduzindo gastos afinal vamos viajar. Adorei as dicas, por aqui não temos poupança para o Murillo só guardamos em cofre e olha que já tem uma boa graninha!

    ResponderExcluir
  6. adorei o post....muito bom mesmo!!! Qual o seu face? o meu thany evangelista.....bjos

    ResponderExcluir
  7. Confesso que tenho a maior vontade de fazer isso, trabalho meio período, mesmo sabendo que o salário pode diminuir. Mas no meu caso, o Bruno não me apoia nesse e aí fica complicado tomar a decisão.

    ResponderExcluir
  8. Adoreiii Re!
    Acho que eu tava precisando mesmo ler algo assim!
    Valeu!
    Beijão
    Mamãe do Otávio

    ResponderExcluir
  9. Nesse mundo atual, vivemos de uma maneira que é tão louca e que damos valor para aquilo que não tem valor real... Temos que valorizar as pequenas coisas que nos fazem felizes todos os dias!!! Adorei o texto!!! Beijos mil!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá td bem? Preciso te fazer uma pergunta. Estou grávida de 7 meses, escolhi o nome Lavínia, pois é diferente, forte, lindo, gostei do significado... Mas estou tendo muitos problemas com as pessoas, elas falam: que nome difícil! falam LAVINHA, LARVINHA... Uns nem chamam pelo nome... estou bem estressada e preocupada com isso, me diga, como é contigo? as pessoas estão acostumadas? tiram sarro? colocam apelidos? aguardo bjs

    ResponderExcluir
  11. Renata querida estava pensando exatamente sobre isso esses dias, estou precisando mesmo economizar. Vou aproveitar as suas dicas, dessa do exercício ao ar livre eu já faço, levo a Ingrid a pé para a escola e volto caminhando, aproveitando o ar matinal, hehe. Dá uma sensação boa para começar o dia

    beijos

    ResponderExcluir

Comenta você também =)
Respondo depois por aqui mesmo...